fbpx
A CLÍNICA  |  A PROPOSTA

O NATA  – Núcleo de Atenção aos Transtornos Alimentares, Obesidade e Saúde Mental – é uma equipe multiprofissional especializada que tem como objetivo principal oferecer um cuidado integral à saúde.

Nossa equipe é formada por médicos psiquiatras e endocrinologistas, psicólogos individuais, terapeutas de família e nutricionistas. Trabalhamos de forma integrada e sincrônica tendo como orientação técnica os principais práticas baseadas em evidências.

Os coordenadores dos núcleos especializados da equipe realizam semanalmente reuniões com seus apoiadores – na forma de supervisoes e reuniões de equipe –  realizando uma discussão cuidadosa e global dos pacientes, mediante ciência e autorização dos mesmos e respeitando os devidos sigilo profissionais.

O NATA tem como premissa de intervenção a utilização do PTS (Projeto Terapêutico Singular) para nortear o tratamento de seus pacientes.

Trata-se de uma estratégia de cuidado, ou seja, um conjunto de propostas de cunho terapêutico, que são discutidas e co-construídas pela equipe multiprofissional junto com o paciente e sua rede de apoio.

OPTS tem por objetivo contemplar as necessidades do sujeito de forma singular, pois é personalizado de forma artesanal, com olhar amplo a partir dos principais protocolos nacionais e internacionais validados cientificamente. Suas ações não se restringem apenas ao atendimento de demandas relacionadas aos problemas clínicos e de terapêuticas farmacológicas isoladas.

Na construção de cada PTS, são respeitadas as recomendações sugeridas pelos guidlines, mas não se restringindo apenas a eles, levando em conta também as necessidades do indivíduo, momento a momento em em seu percurso de tratamento longitudinal.

Entendendo a importância da família no tratamento, sugerimos que o primeiro passo seja uma consulta familiar para o acolhimento inicial.

Neste momento, as demandas individuais são acolhidas, bem como é apresentada a forma de trabalhar do NATA e explicados os protocolos norteadores do tratamento. Inicia-se o esboço do PTS, com as proposições das etapas do tratamento e a definição dos próximos profissionais que atenderão o paciente.

A frequência de cada um é desenhanda de acordo com a gravidade e a necessidades de cada caso, individualmente, e sempre visando o melhor para cada situação e momento do tratamento.