fbpx

LINHAS DE CUIDADO

TRANSTORNOS
ALIMENTRES

OBESIDADE

SAÚDE MENTAL

TRANSTORNOS ALIMENTARES

Os transtornos alimentares são condições graves relacionadas a comportamentos alimentares persistentes que afetam negativamente sua saúde, suas emoções e sua capacidade de funcionar em áreas importantes da vida.

Os transtornos alimentares mais comuns são:

  • Anorexia Nervosa
  • Bulimia Nervosa 
  • Transtorno da Compulsão Alimentar (TCA) 
  • Transtorno Alimentar Restritivo Evitativo (TARE)

OBESIDADE

A obesidade é uma doença crônica, que se caracteriza principalmente pelo acúmulo excessivo de gordura corporal.

Aobesidade é uma doença multifatorial que envolve uma alimentação inadequada ou excessiva, o sedentarismo, fatores genéticos, em que uma pessoa pode herdar a disposição para obesidade, ter o metabolismo mais lento, o que facilita o acúmulo de gorduras e dificulta o emagrecimento, ou ter aumento de peso por conta das oscilações hormonais e fatores psicológicos, quando a pessoa “desconta” na comida o estresse ou as frustrações.

Onúmero de pessoas com obesidade tem crescido rapidamente, tornando a doença um problema de saúde pública.

No Brasil, existem mais de 20 milhões de indivíduos com obesidade. Na população adulta, 12,5% dos homens e 16,9 % das mulheres apresentam obesidade e cerca de 50% têm excesso de peso (sobrepeso).

SAÚDE MENTAL

A Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções.

Pessoas mentalmente saudáveis compreendem que ninguém é perfeito, que todos possuem limites e que não se pode ser tudo para todos. Elas vivenciam diariamente uma série de emoções como alegria, amor, satisfação, tristeza, raiva e frustração. São capazes de enfrentar os desafios e as mudanças da vida cotidiana com equilíbrio e sabem procurar ajuda quando têm dificuldade em lidar com conflitos, perturbações, traumas ou transições importantes nos diferentes ciclos da vida.